Career Mentoring

Nesta quarta-feira (12), a Assetz Expert Recruitment recebeu Wander Gonzalez, CFO América Latina da Otis, para o primeiro Programa de Mentoria de Carreira com CFOs do ano. O encontro contou com aproximadamente 20 profissionais de Finanças de empresas dos mais variados setores.

Aprender a lidar com desafios e agarrar as oportunidades que aparecem para se desenvolver são preceitos que norteiam a vida pessoal e profissional do CFO. Após seguir o sonho de ser missionário no sul do Brasil,  Wander iniciou sua trajetória em Finanças no Banco HSBC. Depois de sete anos na Instituição, mudou-se para os Estados Unidos com o objetivo de cursar MBA na BYU Marriott School of Management.

O Executivo relembra o esforço para passar no teste e fala com carinho do apoio de sua esposa. “Eu precisava dividir meu tempo entre os estudos e o trabalho, pois, na época, nós dois tínhamos ‘subempregos’. Quando já havia prestado o GMAT várias vezes e não atingi a nota de aceitação da BYU e estava quase desistindo, ela me disse: só volto para o Brasil com o seu diploma embaixo do braço”. Prestou a prova pela décima vez e foi aprovado.

Durante o curso, estagiou na Ford por quatro meses e, ao se formar, foi contratado como tesoureiro pela empresa aqui no Brasil. Gonzalez esteve na mesma posição por cinco anos e, por conta de seu grande conhecimento técnico na área, passou a ser muito assediado pelo mercado. Recebeu diversas propostas, inclusive com salários expressivamente maiores. Neste período decisivo, pediu conselho a um colega de profissão que, segundo ele, mudou o rumo de sua vida: “Você quer comer uma bala hoje ou um saco de balas amanhã?”. “Foi então que eu entendi que nem tudo está relacionado ao dinheiro. Muitas vezes, é preciso confiar no desenvolvimento de carreira que sua empresa está propondo e se movimentar lateralmente para se tornar um profissional mais completo e colher bons frutos no futuro”, relembra o executivo.

Ao permanecer na Ford, foi realocado como Controller da divisão de caminhões. “Inicialmente, fiquei frustrado. Antes eu era responsável por transações milionárias e agora estava aprovando vendas de R$ 60 mil” . Porém, segundo o executivo, foi nesta área que entendeu Corporate Finance em sua essência, aprendeu a estar próximo do negócio e dos clientes. “Um executivo de Finanças precisa estar na linha de frente: ir a campo é uma das peças fundamentais para se ter sucesso”.

Sobre sua atual experiência na Otis, ressaltou os desafios de lidar com aspectos comportamentais em diferentes regiões em sua função de CFO Latam. “A beleza de Finanças é que tudo é baseado em operações de soma, subtração, multiplicação e divisão. Na essência, Finanças é igual em todo lugar. O que muda é o jeito de lidar e a cultura de cada localidade”. Além disso, Wander reforça a importância de uma equipe parceira: “Todos os dias eu penso em como manter meu time motivado e ao meu lado, afinal, ninguém faz nada sozinho”. O CFO ainda sinalizou que, em virtude da retomada econômica do segmento de construção civil e de algumas decisões estratégicas importantes, 2019 foi o melhor ano da história da Otis no Brasil.

Para aqueles que visam cadeiras de liderança, o mentor dá algumas dicas práticas:

– Seja humilde, não sinta vergonha de falar que não sabe;
– Saia da sua zona de conforto e tome riscos;
– Esteja próximo ao negócio e entenda o business para contribuir em diferentes discussões;
– Passe pelo maior número de áreas dentro de Finanças – a diversidade de conhecimento é primordial;
– Invista em você: estude sempre;
– Seja um líder consistente e capacite seu time para ser melhor do que você;
– Atualize-se: saiba usar a tecnologia ao seu favor, seja analítico e proativo;
– Mantenha sua rede de contato ativa, troque experiências e valorize o networking saudável.

Para finalizar o evento, o CFO deixou um conselho que pode ser levado para a vida: “Temos capacidade de aprender tudo. Um dia uma fraqueza que acabou gerando a minha reprovação em matemática na oitava série do ensino fundamental, em uma escola rígida que era o Colégio Militar de Brasília, se transformou em um dos meus pontos fortes. A persistência e dedicação são chaves para o sucesso.” – brinca com a sua própria história.