No último dia 5, os headhunters lideraram uma palestra sobre o que “O papel do CFO na era digital” em um café da manhã oferecido pela instituição. O evento teve como mote aspectos sobre o perfil e as prioridades do Executivo de Finanças na era dos dados e da inteligência artificial e contou com a presença de cerca de 50 profissionais, entre CFOs, diretores Financeiros e VPs.

Felipe e Guilherme apresentaram características comportamentais e técnicas mais procuradas pelo mercado, além de sinalizar as skills que costumam reprovar executivos durante processos seletivos, como a falta de objetividade. “Um candidato prolixo passa a sensação de falta de planejamento. É preciso estudar sobre o interlocutor e a empresa para saber o que deve ser dito”, explica Malfi.

A instabilidade também foi lembrada como ponto de atenção. Segundo os headhunters, o mercado busca por profissionais que tenham carreiras sólidas, com passagens por diversas áreas dentro da mesma companhia e boa base contábil. “Não adianta pular as aulas de natação, um CFO de sucesso precisa ter uma base técnica consistente”, afirma Brunieri.

Visão de negócio é umas das competências chaves nos dias de hoje. “Aquele CFO que costuma somente falar ‘não’ e ficar atrás da mesa está cada vez menos sendo procurado. É preciso saber como e quando falar não, além de ter bom jogo de cintura”, conta Felipe. “O CFO tem que entender que ele deve conhecer profundamente o negócio da companhia e tomar decisões que o impulsione”, complementa Guilherme.

De acordo com os headhunters, outro aspecto técnico muito demandado pelo mercado em um CFO é o quão atualizado e disposto a implantar ferramentas tecnológicas inovadoras ele está. “O Executivo que lidera a área de finanças de uma companhia precisa conhecer quais tecnologias ele pode utilizar para que possa coletar, tratar e apresentar os dados e as informações para que possa analisá-los e tomar a melhor decisão para o negócio”, ressalta Brunieri.

Felipe também brinca com o termo “acabativa” – outra característica demandada pelos empregadores. A palavra é utilizada pelo sócio com o objetivo de simplificar a importância de executar e concluir ideias e projetos que estão no papel.

Por fim, os sócios-fundadores da Assetz afirmam que há uma característica em comum entre CFOs renomados: o relacionamento. “Não deixe que a sua zona de conforto te impeça de mudar, vá a eventos como esses promovidos pela Anefac para fortalecer sua rede de contatos externa, mantenha os contatos internos ativos e troque experiências constantemente”, finaliza Malfi.