Na última segunda-feira (16), a Assetz Expert Recruitment participou do CFO Academy da turma NextGen 2019. Promovido pela Deloitte, o evento leva a gestores financeiros tendências do mercado de Finanças com o objetivo de auxiliá-los a enfrentarem os desafios do mundo corporativo com uma visão mais estratégica de negócio.Os sócios-fundadores, Felipe Brunieri e Guilherme Malfi, lideraram o painel de carreira na turma de CFOs NextGen. Com 10 anos de experiência dedicados ao recrutamento de Executivos de Finanças, os sócios falaram sobre o que o mercado busca em um CFO, sobre as tendências e expectativas do setor e sobre a criação da primeira consultoria boutique de recrutamento e seleção voltada para cargos de liderança em Contabilidade e Finanças.“A Assetz nasce do sonho de fazer diferente. Nosso objetivo é muito maior do que apenas conectar o candidato aos nossos clientes, queremos construir um legado e fortalecer o mercado de trabalho na área de Finanças”, contam.Cada vez mais, as empresas buscam, em um executivo, características comportamentais que contribuam de fato para o desenvolvimento da companhia como um todo. Para o CFO, é preciso ter empatia, boa relação interpessoal e liderar pela influência, além de ter visão estratégica para dar suporte às áreas de negócios. Por decorrência do cenário político econômico que o país enfrentou nos últimos anos, os sócios da Assetz contam que as companhias estão cautelosas e, com isso, os CFOs também têm sido mais cobrados por compliance.

“O CFO do futuro é um parceiro que dá suporte para toda operação. Muito mais do que o guardião dos livros, hoje o executivo precisa saber como gerar novos negócios para aumentar a receita, a rentabilidade e a eficiência da operação. Já como gestor, precisa estar próximo ao time para saber o que está acontecendo, liderar pelo exemplo, dando autonomia e o motivando”, explicam.

Como dica para formação técnica, os headhunters pontuam que a proficiência em inglês é o ponto mais solicitado por grandes empresas. Na sequência, está o suporte às áreas de negócio, base contábil e em tesouraria, conhecimentos de tecnologia e liderança de projetos estratégicos.

“É importante ressaltar que o caminho para se tornar CFO pode variar bastante de acordo com o segmento, porte, origem e estrutura acionária de cada empresa. Não existe um perfil único”, explicam os consultores.

Por fim, trazem dados do mercado sobre contratação por disciplina e segmento e a volatilidade do mercado, além de dar dicas sobre processos seletivos. “Em uma entrevista, seja transparente, objetivo, dê exemplos de tudo o que apresentar e mostre interesse pela vaga. Além disso, invista no networking enquanto não precisa para utilizá-lo quando for necessário”.