Na última quarta-feira (27), Felipe Brunieri e Guilherme Malfi, sócios-fundadores da Assetz Expert Recruitment, ministraram palestra na Fipecafi, Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, sobre o que o mercado de trabalho busca em um líder de Finanças. A parceria entre a consultoria e a Fundação visa contribuir com o desenvolvimento da carreira de profissionais de Finanças e impulsionar o mercado de trabalho.

Juan Staibano, CFO Brasil da Johnson & Johnson Medical Devices, compôs a mesa do debate como convidado especial e dividiu um pouco de sua experiência e percepção em relação às características comportamentais e técnicas mais demandadas pelo mercado em um Executivo Financeiro. O CFO pontuou sobre a importância da visão de negócios e a relevância de entender a fundo diferentes áreas, como marketing, vendas e logística. Já sobre influenciar pares, Juan destaca que “você precisa entender o negócio para auxiliar seus pares nas tomadas de decisões estratégicas de forma consistente e factual e, assim, contribuir para o aumento de rentabilidade da companhia”.

Os sócios-fundadores da Assetz reforçaram que não há uma receita para trilhar uma carreira de sucesso, assim como não existe um único estilo de liderança. Neste ponto, Staibano complementa que é preciso manter contato próximo com todas as pessoas de sua equipe e entender as características pessoais de cada um e o que os motiva individualmente. “Tento liderar pelo exemplo, praticando aquilo o que eu falo. A transparência me ajuda a gerenciar expectativas e direcionar o crescimento do meu time”.

Diferentemente de outros debates, a importância da geração de conflito foi pauta durante o bate-papo. “O conflito, que seja produtivo, não é uma coisa ruim. Diferentes pontos de vista costumam gerar boas soluções ao negócio. É imprescindível questionar e fazer as perguntas certas para que possamos tomar as melhores decisões”, complementa o convidado especial.

Por fim, Felipe Brunieri reforça a importância de ser objetivo em entrevistas e estudar a vaga, a empresa e o gestor que está oferecendo a oportunidade. Além disso, deixa um recado para aqueles que visam cargos de alta liderança: “Não tenham pressa, aproveitem as oportunidade laterais e passem pelo maior número de áreas que for possível. Assim, quando a chegarem à cadeira tão almejada, estarão bem formados, com muita bagagem e jogo de cintura”, finaliza.